Alojamento oferece aluguel grátis para estudantes em troca de interação com idosos que precisam

Uma coisa é comum entre estudantes do mundo inteiro: às vezes, o dinheiro acaba. Pensando nisso e, principalmente, com o intuito de ajudar os idosos, a organização Humanitas Deventerapresentou um programa que visa oferecer aos estudantes holandeses aluguel grátis em uma casa de repouso em troca do tempo que eles passarem com os residentes mais velhos.

No momento, o programa irá beneficiar seis jovens holandeses, que receberão alojamento grátis no local. Em contrapartida, os estudantes deverão passar ao menos 30 horas por mês com os 160 idosos que vivem na residência. Entre as atividades possíveis estão cozinhar com os velhinhos, conversar com eles ou mesmo fazer companhia enquanto eles vão às compras, por exemplo.

O programa beneficia tanto estudantes quanto os idosos, que podem ser impactados por uma melhora em sua vida social ao mesmo tempo em que compartilham suas experiências com os mais novos. Sabemos que uma das principais dificuldades em idades avançadas é a solidão e os problemas psicológicos ligados à aproximação do fim da vida.

Graças ao sucesso do modelo, outras organizações europeias já estão implementando ações similares. E aí, Brasil?

idosos6

Foto © Studio Oostrom

idosos5

idosos4

idosos3

Fotos © AFP / Nicolas Delaunay

idosos2

idosos1